top of page

Desgastes Dentários: escovação, dieta e bruxismo

Não é somente a cárie dentária que leva a perda de estrutura dentária! A prevalência de lesões dentárias nao cariosas é cada vez maior, estando relacionadas com o excesso de força na escovação, com a dieta e com o bruxismo. 

 

 

Vamos entender como são estes desgastes, como surgem e como tratá-los!

 

Você já reparou na força que exerce na escovação? O excesso de força leva a retração gengival - devido ao constante trauma na gengiva - e desgaste por atrição do dente. É comum observar nestes casos "entradas" na parte da frente dos dentes, acompanhadas de retração na gengiva e exposição da raiz.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estas lesões podem estar acompanhadas de sensibilidade dentinária com o frio. O desgaste deve ser avaliado pelo dentista para averiguar a necessidade de restaurar este dente e para orientações individualizadas.

 

Você pode avaliar em casa a força da escovação pelo tempo de duração da escova. Uma escova macia deve durar em torno de 3 meses. Se sua escova fica com as cerdas abertas antes disso, procure seu dentista para orientações!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A lesão criada no dente e a gengiva retraída não voltam ao normal caso diminua a força. A correção da técnica de escovação irá prevenir o avanço e o surgimento de novas lesões! O dentista deve ser consultado para o correto diagnóstico, tratamento e orientações!

 

 

 

 

 

 

 

Outra causa de lesões não cariosas é a erosão dentária. Alimentos muito ácidos ingeridos com alta frequência ou refluxos gástricos levam a dissolução dos minerais dos dentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os dentes vão ficando planos e restaurações ficam mais altas em relação ao dente. Essas lesões não estão associadas com bactérias, então, mesmo sem placa bacteriana, há cavitações e desgastes.

 

 

 

 

 

 

 

 

O cirurgião-dentista deve ser consultado com urgência para evitar a progressão e para o planejamento restaurador. Deve-se investigar a causa para tomar as medidas adequadas. Em casos de alimentação ácida deve-se corrigir a dieta e em caso de origem gástrica, o médico deve ser consultado.

 

 

A causa mais comum de desgastes dentários é o bruxismo. Bruximo é o ranger ou apertamento dos dentes involuntariamente, principalmente à noite. Estes movimentos desgastam os dentes, deixando-os mais curtos e levando a severas alterações oclusais.

 

 

 

 

 

 

Não se sabe a causa do bruximo, por isso seu tratamento é complexo e paliativo. Esse tratamento direciona-se para previnir e recuperar os danos causados. Estes desgastes além de prejudicarem a estética dentária, alteram a estética facial, reduzindo o tamanho dos lábios, volume da face e altura do rosto. Além disso, pode haver dor muscular e articular.

 

 

 

 

 

 

 

A confecção da placa acrílica  evita novos desgastes e ajuda a previnir problemas musculares. O tratamento restaurador para recuperação estética e oclusal deve ser planejado pelo dentista e envolve duas principais etapas: restabelecer a altura oclusal e posteriormente reabilitar a estética.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se perceber algum tipo de desgaste dentário, procure o dentista para identificar a causa e diagnosticar corretamente. Somente o cirurgião-dentista pode orientar com clareza e propor a reabilitação estética e funcional!

 

Compartilhe nas redes sociais e ajude seus amigos e familares a identificar e a procurar o tratamento adequado!

 

 

Agende sua consulta para avaliação e para maiores informações pelo telefone (51) 3907 0220!

 

 

Estas fotografias ilustram os desgastes e retração gengival por escovação com força excessiva. Note que estas lesões podem ser profundas, acometendo o controle de placa bacteriana e a estrutura dentária. Casos como a primeira fotografia precisam ser restauradas a fim de reforçar o dente.

Escovas no estado da escova ao lado devem ser trocadas! Escovas assim traumatizam mais a gengiva e dentes e removem menos a placa bacteriana. Se a sua escova fica neste estado antes de 3 meses, procure reduzir a força utilizada! Uma boa dica é segurar a escova pela ponta do cabo.

A escovação dentária deve ser leve e você deve sentir uma leve massagem na gengiva. A imagem ao lado mostra como deve ser a posição da escova: inclinada tocando de leve na gengiva. Muito cuidado com a força! Não é necessário bastante força pra eliminar a placa bacteriana!

Frutas cítricas, sucos cítrico, isotônicos e refrigerantes são alimentos ácidos que podem causar erosão quando ingeridos em excesso.

Refluxo pode se manifestar por uma leve queimação na garganta e boca, acompanhado ou não por mau hálito. Porém, muitas vezes não há sintomas e os desgastes por erosão são sinais para o diagnóstico

Esta imagem mostra o desgate erosivo. Note o aplainamento do dente e os bordos mais altos. 

Dentes mais curtos  e com facetas de desgastes são o principal sinal do bruximos. Além disso, dores musculares e articulares podem estar presente.

A primeira fotografia mostra a placa miorrelaxante em acrílico. Esta placa posiciona a musculatura em uma posição mais estável e protege os dentes.

A segunda imagem mostra o antes e depois da reabilitação oral de um paciente bruxista.

Horário de Atendimento
 
Segunda à Sexta:
8:30 - 12:00
13:30 - 18h30
 
Sábado:
Mediante agendamento prévio
Marque um horário
Encontre-nos

Rua Gomes de Freitas, 500

Porto Alegre - RS

Próximo ao Terminal Triângulo da Assis Brasil

biondoeforteodontologia@gmail.com

Tel: (51) 3907-0220

Whatsapp:(51) 99373-2464

 

© 2015 por Biondo e Forte Odontologia. 

bottom of page