


Construindo seu Sorriso,
Cuidando da sua Saúde!
Hábitos para manutenção da Saúde Bucal
Cuidados com a saúde bucal devem ser tomados sempre, não somente quando há doença. Manter hábitos saudáveis é essencial para tratar, prevenir e manter a saúde boca e do corpo. Práticas simples diárias e certos cuidados com alimentação, hábitos e visitas ao dentista são indispensáveis !
1) Escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia e após refeições!
O principal hábito para evitar doenças bucais como cárie, gengivite, periodontite e mal hálito é a escovação dentária da maneira correta e na frequência certa com pasta de dente fluoretada. A remoção da placa bacteriana com a escova e a ação preventiva do flúor presente na pasta de dente - independente da marca - previnem a maior parte das doenças da boca.
A escovação deve ser realizada pelo menos 3 vezes ao dia, sempre com pasta. Os principais momentos são ao acordar e antes de dormir, pois é durante o sono que há maior proliferação de bactérias e menor salivação. Após comer doces, principamente, deve-se escovar os dentes também, pois o açúcar leva a produção de ácido pelas bactéricas, podendo causar cárie.
2) Utilizar fio dental após a escovação!
Um hábito muitas vezes negligenciado é a utilização do fio dental. Esta negligência é muito prejudicial para a saúde bucal, pois a escovação não elimina as bactérias entre os dentes. A não utilização do fio dental leva ao acúmulo de placa entre os dentes, podendo causar gengivite e cáries entre os dentes.
O fio dental deve ser usado sempre após a escovação. Mesmo com dificuldade de passar, deve-se insistir no treinamento e seguir as orientações do seu dentista. Usar o fio dental diariamente torna a técnica mais simples, pois como qualquer exercício, a prática leva a perfeição!
3) Evitar alimentos açucarados entre as refeições!
As bactéricas da placa "alimentam-se" de sacarose e o resultado é a liberação de ácidos. Estes ácidos levam a desmineralização dos dentes, causando a cárie. Por isso, o consumo de açúcar deve ser controlado para prevenirmos as cáries. É recomendado a escovação dentária após as refeições e após ingerirmos sacarose -balas, chocolates, etc.
4) Identificar e evitar hábitos de morder objetos!
Com a rotina cada vez mais acelerada e pressões do dia-a-dia, cada vez mais pessoas desenvolvem hábitos para conter a ansiedade e o nervosismo. Muito comum é morder canetas, lápis ou objetos rotineiros. Este hábito é perigoso pois desgasta os dentes. Isto associado ao bruxismo leva ao encurtamento e quebra de dentes.
5) Evitar consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas!
Outra causa de desmineralização dos dentes é a erosão dentário. Este desgaste é causado por ácidos da alimentação ou ácidos gástricos. O consumo excessivo de sucos, refrigerantes e frutas ácidas deve ser evitado, afim de previnir a erosão.
6) Práticas de esportes de contato com protetores bucais!
Jogar futebol, basquete, handebol ou praticar artes marciai muitas vezes pode levar a traumatismo dentário. Para evitar a quebra de dentes e lesões em boca, recomenda-se utilizar protetor bucal. Este protetor, por não ser rígido, dissipa as forças do impacto, minimizando danos.
7) Ir ao dentista de 6 em 6 meses para manutenção preventiva!
O acompanhamento com o dentista é indipensável para tratamento, prevenção e manutenção da saúde bucal. A remoção de tártaro periódica e motivação e orientação para higiene bucal reduzem as chances de novas doenças bucais ou a volta de doenças previamente tratadas. O tempo máximo de entre consultas indicado é de 6 meses, pois além deste período há um grande acúmulo de tártaro e tende a haver um "relaxamento" nos hábitos de higiene bucal.
Estes são alguns hábitos saudáveis para prevenção de doenças bucais! Seguir estes hábitos minimiza a chance de cárie e gengivite, bem como suas consequências a longo prazo!
Agende sua consulta preventiva ou tratamento pelo telefone (51) 3907 0220!
Compartilhe estas dicas com seus amigos e familiares e vamos juntos sorrir para 2016!











A escovação utilizando uma escova em estado adequado de conservação ( não estando com as cerdas abertas e quebradas), juntamente com pasta de dente com flúor, é a principal forma de prevenção de doenças bucais.
A utilização do fio dental deve ser diária. A imagem ao lado mostra como deve ser feita. O fio dental deve correr toda a superfície lateral do dente, a fim de eliminar toda a placa dentária.
Alimentos açucarados fazem que as bactérias produzam ácidos que causam destruição da estrutura dentária - cárie. A imagem do lado direito mostra um dente acometido por cárie.
Morder objetos como canetas, lápis, unhas desgastam os dentes. Este hábito deve ser identificado e evitado, a fim de preservar estrutura dentária.
Alimentos ácidos, como os ilustrados na imagem ao lado, em excesso podem causar desgastes por erosão dentária. A imagem da esquerda mostra dentes desgastados por ersosão.
O protetor bucal é muito importante na prática de esportes de contato e artes marciais. A imagem da direita mostra como as forças são dissipadas sem e com o uso de protetores bucais.


